Professor
Banco MBOMBO
Ao ver esta imagem, demorei um tempo para identificá-la. Admirei o trabalho minucioso, de uma beleza indescritível, porém ao ler sua identificação, fiquei ainda mais surpresa:
“Banco Mbombo – Luba – República Democrática do Congo – Madeira
Os “Luba” habitam a savana na província de Katanga (antiga Shaba), no sudeste do país. São conhecidos pela preservação de seus relatos orais, poesias e artes visuais, principalmente aquelas ligadas a realeza. Tais como emblemas e esculturas. O banco é considerado um dos mais importantes emblemas da realeza Luba. È um gerador de memória e história. Está ligado ao status social e é determinante na divisão hierárquica da comunidade.”
Admirada e encantada com a obra, fui surpreendida com sua descrição me informando que este objeto era um “banco de realeza”. Simplesmente fantástico!!!
A partir desse objeto, tenho em mente inúmeras possibilidades de aulas e, em várias faixas escolares. Escolhi trabalhar a questão da importância de se conhecer o contexto da obra para então identificá-la e entender o artista e a própria obra de arte.
Dentre tantos, segue então, meu Plano de Aula:
Tema: Entendendo a Arte!
Objetivo Geral:
Fazer com que os alunos entendam que, para uma boa compreensão de uma obra, é necessário o conhecimento sobre o autor, o meio em que viveu na época da produção desta obra e qual era essa época, entendo o momento em que ela foi produzida, em fim, entendendo e conhecendo o contexto entorno desta e de qualquer obra apreciada.
Objetivos específicos:
• Objetivos de conhecimento:
• Que os alunos aprendam a “olhar” uma obra de arte. Observar detalhes, saber quem foi seu autor, em que ano ela se deu, aprender a ler as descrições das obras e saber sua importância, quando assim a tiver uma descrição;
• Aguçar a necessidade de pesquisa. Fazer com os alunos entendam que sem o conhecimento é impossível entender uma obra de arte.
• Objetivos