Professor
Define-se atendimento pré hospitalar como o conjunto de medidas e procedimento técnicos que objetivam o suporte de vida á vitima. Podendo ser básico ou avançado, visando então, não agravar lesões já existentes ou gerar lesões que não existiam antes da chegada do APH.
O Atendimento pré hospitalar dividem-se em três partes:
- Prevenção e Conscientização comunitária;
- Acionamento do socorro e suporte básico de vida;
- Suporte intermediário e avançado de vida como continuidade ao suporte básico de vida (no atendimento pré hospitalar, esse papel pode ser exercido com a ajuda da comunidade), formando uma interligação do processo de atendimento.
Suporte Básico de Vida ( SBV )
O Suporte básico de vida ( SBV ) se define por um conjunto de medidas e procedimentos de emergência que poder ser executado por profissionais de saúde ou por uma pessoa devidamente treinada e habilitada.
Respiração e Ventilação
Após a abertura das vias aéreas, devemos expor o tórax da vitima e verificar se respira/ventila. Para isso utilizamos a técnica do “ver” ( se o tórax expande ), “ouvir” ( o ruído da saída do ar/expiração ), “sentir” ( a saída do ar durante a expiração ). Atentar para o fato de que não basta a presencia de freqüência respiratória ( respiração ), mas também de ventilação efetiva ( expansão da caixa torácica, murmúrios respiratórios presentes, sinais de troca gasosa eficiente ).
O membro da equipe de atendimento deve se posicionar da seguinte maneira junto a vitima idem figuras abaixo:
Ajoelhar-se lateralmente a cabeça da vitima. No caso de dois socorristas, devem ficar um de cada lado da vitima, posicionando-se um próximo a cabeça e outro próximo ao tórax, para facilitar a troca nos procedimentos de compressão/ventilação.
Colocar o rosto próximo ao da vitima, mantendo a face voltada para o tórax aproximando seu ouvido da boca e do nariz da vitima. Idem figuras anteriores.
- Ver: se o tórax da vitima esta expandindo (