Professor
1. Qual a diferença entre previsão, projeção e predição?
Pode-se estabelecer a “previsão” como um processo metodológico para se determinar dados futuros baseados em modelos de caráter estatístico, matemático, econométrico ou mesmo subjetivo, fundamentados em uma metodologia de trabalho previamente definida (MARTINS, 2005).
Os métodos de previsão podem ser subdivididos em duas categorias principais, os quantitativos e os qualitativos.
A “predição”, classifica-se como uma classe de modelo de previsão qualitativa, em que o futuro não se relaciona claramente com o passado. As previsões são geradas com base na experiência e conhecimento acumulado de especialistas no assunto específico tratado (SANTORO, 2014).
A característica principal da previsão, que a diferencia da previsão, é o elemento calculável. O esquema de previsão poderia ser equacionado como a soma da projeção e predição. Sendo que a “projeção” seria o elemento calculável, e a predição seria o ato subjetivo, a “opinião” com base subjetiva (PENTEADO FILHO, 1984).
As classes de modelos de previsão quantitativa podem ser subdivididas em Temporal (Projeção) ou Causal (Explicação). Na “projeção”, estabelece-se que o futuro segue o mesmo comportamento do passado, e não há preocupação nas causas da demanda. Na “explicação” estabelece-se que a mesma lei de dependência do passado, existirá no futuro. Existe a preocupação em entender e equacionar o comportamento da demanda. (SANTORO, 2014).
BIBLIOGRAFIA
MARTINS, Petrônio Garcia; ALT, Campos Paulo Renato. Administração da Produção. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
PENTEADO FILHO, J. R. W. Previsão de Vendas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1984.
SANTORO,M. C. Previsão da Demanda. Material Didático apresentado em aula. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Curso de Especialização em Tecnologia Metroferroviária. São Paulo, 2014.
2. Explique o conceito de estimativa de parâmetros pelo método da suavização exponencial.
Os