professor
É o tipo de reprodução que não envolve gametas masculinos e femininos. Esse processo leva à formação de descendentes geneticamente iguais entre si e aos seus ancestrais, formando o que podemos chamar clone.
Veja o exemplo da reprodução binária de uma bactéria:
Na reprodução assexuada, não há recombinação genética nem a variabilidade da espécie.Todos os indivíduos ” nascem” iguais. Sem essa recombinação genética, a população vai ficar exatamente igual e não vai acarretar na evolução das espécies.
Mas é um modo rápido de se reproduzir, já que não há a necessidade de encontrar um parceiro para isso.
Há dois tipos de Reprodução Assexuada:
Binária -
Onde, a célula que constitui o corpo do indivíduo se divide por mitose em outras duas idênticas. ( Veja exemplo acima)
Divisão multiplica;Consiste na segmentação do corpo do indivíduo, originando diversos segmentos com capacidade de
Reprodução Sexuada:
O que caracteriza a reprodução sexuada é a ocorrência de células especializadas ( gametas) que ao se unirem formam um novo ser. Esta reprodução permite uma variabilidade das espécies, pois há recombinação genética.
Com a recombinação genética , os seres irão aparecer com pequenas modificações o que tornará mais fácil a seleção natural.
Neste tipo de reprodução, o novo ser vai receber uma parte dos genes da mãe e a outra parte dos genes do pai. O gameta masculino tem a metade dos cromossomos da célula somática ( do corpo). E o mesmo acontece com o gameta feminino. Na fecundação, esses cromossomos farão pares e dará as características do corpo do novo ser.
Veja no caso dos Seres Humanos , abaixo:
Seres Autótrofos e Heterótrofos.
Seres autótrofos são aqueles que produzem seu próprio alimento através da fotossíntese, como plantas e algas.
Os heterótrofos são incapazes de produzir seu alimento, buscam energia se alimentando de outros seres vivos. Podemos compreender melhor visualizando uma cadeia alimentar, encontramos os produtores que