professor
Momento especial!!
Não se deve antecipar o processo de ensino da escrita com a letra cursiva. Se se exigir da criança que comece a escrever antes de ela ter a maturidade cognitiva e motora necessárias com treinos incessantes do traçado da letra, o resultado tende a ser frustração, o que pode comprometer o sucesso escolar no futuro.
Mas se já chegou a hora, vamos faze-la de forma prazerosa pois as crianças aguardam ansiosamente esse momento de descobrir o segredo de escrever rápido e igual a gente grande.
E para isso é importante ressaltar:
Preparar um ambiente com carinho, fazendo as fichas de nome nas duas letras (bastão e cursiva), montando jogos de memória, bingos. (Para que a criança associe as letras bastão ao seu traçado da cursiva).
O professor deve ensinar cada letra individualmente e ter um olhar cuidadoso para que a criança faça o movimento correto de cada letrinha. É importante que a criança sinta o movimento da letra em texturas diferentes como tinta, lixa, areia.
Uma atividade que eles adoram é a da tampa de caixa de sapato com areia, onde a criança irá poder traçar a letra sem se preocupar com o erro pois é só passar a mão e começar de novo.
Lousa mágica é uma variação da tampa de caixa de sapato com areia.
Pesquise e coloque no seu cantinho de leitura livros com letras cursivas.
A professora irá escrever a letra trabalhada grande no pátio e pedirá para que as crianças andem por cima.
Escrita da letra no pátio com giz pelo aluno.
Escrita na lousa.
Livro de caligrafia com caneta hidrográfica que permite fazer quantas vezes quiser.