Assédio Sexual
Assédio Sexual: uma discussão franca
Durante a última década, o problema do assédio sexual tem chamado a atenção de todos os gerentes e funcionários. Embora seja amplamente conhecido que o assédio sexual é ilegal e antiético, esses incidentes continuam a assolar as companhias. Infelizmente, quando esses casos acontecem, eles provocam problemas morais entre os funcionários, constrangimento para a organização e dispendiosos danos legais. Consequentemente, todos os gerentes e supervisores desempenham um papel fundamental na prevenção de acusações de assédio sexual. É importante que os gerentes entendam a definição de assédio sexual, a quem se referem as diretrizes relacionadas ao assédio sexual e como evitar que isso aconteça. Este exercício para desenvolver habilidades fornecerá conhecimentos em cada uma dessas áreas.
Atribuições
1. Trabalhando com equipes formadas por homens e mulheres, desenvolva uma relação dos comportamentos que poderiam ser classificados como indicadores de assédio ou caracterizando ambiente hostil. Explore a possibilidade de que alguns comportamentos de asseio sexual podem ser considerados de forma diferente por homens e mulheres. Dê exemplos.
2. Muitos incidentes envolvendo assédio sexual não são relatados. Discuta abertamente por que isso pode ocorrer e o que pode ser feito para reduzir esse problema.
3. A base para resolver a questão do assédio sexual é conscientizar toda a organização por meio de treinamento. Desenvolva um programa de treinamento relacionado ao assédio sexual para uma companhia que tem 250 funcionários, que inclua, pelo menos, os seguintes aspectos: (1) quem participará das sessões de treinamento, 2) um esboço do conteúdo do programa de treinamento (a lista dos assuntos que deverão ser abordados), (3) exemplos específicos para ilustrar o material de treinamento e (4) como investigar as acusações de assédio sexual.
4. Prepare-se para apresentar seu esboço de treinamento para