Professor
A JUSTIÇA QUANTO CULTURA: A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DE JUSTIÇA: UM SIGNIFICADO INATO OU CULTURAL
ALEXANDER
CLÉSIO
THIAGO
ARAGUAÍNA – TO, 04 DE ABRIL DE 2014
A JUSTIÇA QUANTO CULTURA: A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DE JUSTIÇA: UM SIGNIFICADO INATO OU CULTURAL
Justiça – o que siginifica?
Apalavra justiça advêm do latim e tem por significado original respeito à igualdade de todos os cidadãos. Ela é um principio básico, abstrato, ligado apenas a sociedade humana, uma vez que apenas nela é aplicável. O objetivo da justiça é manter ordem social através da preservação dos direitos em sua ordem legal. Ela possui mecanismos automáticos ou intuitivos nas relações sociais, ou por mediação através dos tribunais.
Hartman propôs, em 1949, que a justiça moral é individual e a justiça jurídica é social. Nós podemos ver que o sentido de justiça é amplo, ultrapassando o Direito. Em princípio, o interpreta-se através da visão da justiça distributiva, uma vez que os autores da Bioética, especialmente os anglo-saxões, não utilizam a perspectiva da justiça compensatória. Observemos o fragmento abaixo, sobre a concepção ao Principio da Justiça:
"Quais são os critérios ou princípios de justiça ? Estamos falando de justiça distributiva, justiça na distribuição do bem e do mal. (...) A justiça distributiva é uma questão de tratamento comparativo de indivíduos. Teríamos o padrão de injustiça, se ele existe, num caso em que havendo dois indivíduos semelhantes, em condições semelhantes, o tratamento dado a um fosse pior ou melhor do que o dado ao outro.(...) O problema por solucionar é saber quais as regras de distribuição ou de tratamento comparativo em que devemos apoiar nosso agir. Numerosos critérios foram propostos, tais como:
1. a justiça considera, nas pessoas, as virtudes ou méritos;
2. a justiça trata os seres humanos como iguais, no sentido de distribuir igualmente entre eles, o bem e o mal,