Professor
CURSO DE LETRAS
WELLINGTON PEREIRA DA SILVA
PROJETO PEDAGÓGICO
A LEITURA COMO FONTE PRIMÁRIA DA APRENDIZAGEM
Tutóia
2013
WELLINGTON PEIRA DA SILVA
A LEITURA COMO FONTE PRIMÁRIA DA APRENDIZAGEM
Mini Projeto apresentado à disciplina de Política Educacional e Gestão Escolar do curso de letras da Faculdade do Maranhão como requisito para obtenção de nota.
Professora Orientadora: Fátima Amorin
Tutóia
2013
JUSTIFICATIVA
Ao longo dos últimos anos, a defasagem no sistema de ensino nos leva a repensar em um novo modelo de educação que vise melhorar a qualidade da rende pública municipal de ensino, na perspectiva de qualificar a aprendizagem diante da necessidade, da urgência e da prioridade que enfrentamos e, o principal foco é começar pela leitura que liberta o individuo, levando-o a questionar os diversos por quês existentes.
Este projeto tem por finalidade promover a socialização, o gosto, o prazer pela leitura, visando alicerçar e nortear à educação, pois se a base não for bem trabalhada, bem fixado, toda estrutura se rompe e tampouco a educação evolui. Por isso, desenvolver a leitura nas séries iniciais implica descobrir novos horizontes onde a aprendizagem se faz de modo prazeroso e eficaz.
Por outro lado, a leitura nos remete a descoberta do novo, do prazeroso, do imaginário e nos leva a uma viagem dentro de si em busca de novas descobertas. Com isso, ela, como prática sociocultural deve estar inserida em um conjunto de ações sociais e culturais, englobando as dimensões distintas, complementares e decisivas para a formação do pensamento autônomo. Duas vertentes são fundamentais para esta formação: a frutividade e a informatividade. Tais vertentes levam o educando a está interagindo socialmente e a comunicar-se tanto oralmente quanto pela escrita.
Portanto desenvolver este projeto visa formar um individuo crítico e social que busque a aprender a ler e a formar