professor
FAMENE
NETTO, Arlindo Ugulino.
BIOQUÍMICA METABÓLICA
INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA
(Professor Homero Perazzo Barbosa)
A bioquímica é a ciência responsável pelo estudo dos componentes da matéria viva e suas respectivas funções metabólicas. É ela quem estuda as diversas reações moleculares que regem o metabolismo do ser vivo.
O objetivo da bioquímica é explicar a forma e função biológica em termos químicos. Uma das formas mais produtivas de se abordar o entendimento dos fenômenos biológicos tem sido aquela de purificar os componentes químicos individuais, tais como uma proteína de um organismo vivo, e caracterizar a sua estrutura química ou sua atividade catalítica.
Nos próximos capítulos, revisaremos os princípios químicos que governam as propriedades das moléculas biológicas: a ligação covalente dos átomos de carbono entre si e com outros elementos, os grupos funcionais que ocorrem nas moléculas biológicas comuns, a estrutura tridimensional e a estereoquímica dos compostos de carbono, e os tipos de reações químicas comuns que ocorrem nos organismos vivos. Esta revisão, contudo, será sempre voltada aos interesses do ensinamento básico para estudantes de medicina no que diz respeito às considerações clínicas que serão realizadas ao longo de nosso estudo. Vale salientar que, de um modo direto ou oculta em outras disciplinas ao longo do ensinamento médico, a bioquímica estará sempre presente e explicando, molecularmente, o mecanismo da maioria das doenças com as quais o médico deve se deparar no seu cotidiano clínico.
Entretanto, antes de iniciarmos o estudo da bioquímica molecular básica para o estudante de medicina, devemos rever alguns conceitos importantes da ciência bioquímica.
BIOMOLÉCULAS
A química dos organismos vivos está organizada ao redor do elemento carbono, o qual representa mais da metade do peso seco das células. As biomoléculas são compostos de carbonos que têm como elementos básicos: