musculo dorso
Os músculos do dorso organizam-se em superficiais, médios e profundos. Os músculos superficiais e médios são extrínsecos, pois se organizam embriologicamente de locais diferentes daquele do dorso. São inervados por ramos anteriores dos nervos espinhais.
O grupo de músculos superficiais consiste em músculos relacionados com os movimentos dos membros superiores e com eles envolvidos; O grupo médio consiste em músculos fixados às costelas e pode servir a uma função respiratória; Os músculos profundos são intrínsecos, pois se desenvolvem no dorso. São inervados por ramos posteriores dos nervos espinais e estão diretamente relacionados com os movimentos da coluna vertebral e da cabeça.
1.1 Músculos do dorso.
M.M Extrínsecos superficial do dorso: Músculo trapézio, músculo latíssimo do dorso, músculo rombóide menor, músculo levantador da escápula.
M.M extrínsecos intermediários do dorso: M. serratil posterior superior, Mserratil posterior inferior.
M.M intrínsecos do dorso: Camada superficial: M.M esplênios da cabeça e do pescoço (Espinotransversais). Camada intermédia: M.M eretores da espinha (liocostal, longuíssimo e espinal). Camada profunda: M. semi-espinal, M. multifido, M.M. rotadores curtos e longos (M.M transverso espinais). Camada profunda menor: M.M músculos inter espinais, M.M intertransversários, M.M levantadores das costelas. (M.M segmentares).
M.M suboccipitais: M. reto posterior maior da cabeça, M reto posterior menor da cabeça, M. oblíquo inferior da cabeça.
Músculos extrínsecos do dorso. Grupo superficial: Trapézio, latíssimo do dorso, rombóide menor, rombóide maior e levantador da escapula.
Grupo médio: serratil posterior superior e serratil posterior inferior.
1.1.1 Músculos da camada média do dorso: origem, inserção e ação.
M. serrátil posterior superior: