professor
Vários esportes nasceram no país,4 entre eles a peteca,5 o sandboard,6 frescobol,7 futebol de praia,8 futsal (versão oficial do futebol indoor),9 footsack,10 biribol,11 futetênis12 13 o acquaride,14 15 16 e o futevôlei.17 Nas artes marciais, os brasileiros têm desenvolvido a capoeira,18 vale-tudo,19 e o jiu-jitsu brasileiro.20
Outros esportes de considerável popularidade são: basquete, vôlei, Fórmula 1, judo e tênis. A prática amadora de esportes é muito popular e os clubes são os maiores promotores. Além das organizações privadas, vários governos estaduais e municipais mantém estruturas esportivas tanto para a prática amadora, na forma de lazer, quanto na organização profissional em estádios e outras estruturas.
Nos últimos anos, as delegações que representam o país em competições como os Jogos Pan-americanos e os Jogos Olímpicos vêm melhorando seu desempenho. Em 2007, o Rio de Janeiro sediou a competição continental. Esta foi a segunda vez que o país recebeu o torneio. Na primeira oportunidade, a competição fora organizada em São Paulo, no ano de 1963.
Em 2 de outubro de 2009, o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 2016. É a primeira edição dos Jogos Olímpicos de Verão na América do Sul.
A mídia cobre intensamente as modalidades esportivas no Brasil, mas na sua maioria, a cobertura é direcionada ao futebol. Os canais abertos de televisão cobrem o futebol de forma exagerada, ao ponto de: interferir no horário dos jogos para se adequarem à grade de programação de sua emissora; apresentar fatos corriqueiros da vida dos atletas como se fossem grandes acontecimentos; exagerar em elogios ou críticas a determinados futebolistas; colocar comentaristas esportivos que só conhecem futebol para comentar (sem sucesso) outros esportes; tudo em