Ambar
O âmbar é uma resina fóssil, derivado do pinheiro, com consistência de cera.
Na Antiguidade (séc VT a.C) o grego Tales de Mileto (625-546 a.C.) notou que ao atritarmos o âmbar, ele adquiria a “estranha” propriedade de atrair objetos leves. Essa foi a primeira observação de atração eletrostática.
Após vários séculos, Willian Gilbert (1544-1603) refez a experiência de Tales, acrescentando que a propriedade do âmbar era comum a outras substâncias. Gilbert chamava o fenômeno de elétrico, derivação da palavra “elektron” que em grego significa âmbar.
O nome elétron foi usado pela primeira vez por um físico irlandês chamado George Johnstone Stoney (1826-1911) em 1891, quando calculou a quantidade mínima de carga elétrica, passando a ser referência a todos os fenômenos elétricos conhecidos.
O âmbar é configurado por elementos de diferente natureza, ou seja, por vários elementos de resina que podem ser mais ou menos dissolvidos no álcool, no éter e no clorofórmio, em conjunto com uma matéria não solúvel, conhecida como betuminosa.
3-Qual a origem do termo "elétrico" ?
A palavra “elétrico” vem de elekton que em grego significa âmbar. O âmbar é uma resina vegetal que apresenta a propriedade de atrair objetos pequenos e leves, (pelos, penugem, algodão) ao ser atritado.
Há tanto tempo a palavra elétrico está relacionada a fenômenos da eletricidade.
4-O que se entende por corpos eletrizados?
O processo de eletrização de um corpo é semelhante ao de um átomo. Se num corpo o número de prótons for igual aos números de elétrons, esse corpo está neutro. Quando um corpo apresenta falta ou excesso de elétrons ele adquire uma carga elétrica, podendo ser positiva ou negativa.
Quando o corpo PERDE elétrons chamamos de cátion (+). Já quando GANHA elétrons é chamado de ânion (-).
5-O que levou Otto von Guerick a construir uma máquina eletrostática?
Otto von Guericke nasceu em 20 de novembro de 1602 na cidade de Magdeburgo e morreu em 11 de maio de