professor
Colar de Carolina
Com seu colar de coral, Carolina corre por entre as colunas da colina.
O colar de Carolina colore o colo de cal, torna corada a menina.
E o sol vendo aquela cor do colar de Carolina, põe coroas de coral nas colunas das colinas. Cecília Meireles. Se uma pessoa ler esse poema em voz alta, estará produzindo sons, gerados pelas correntes de ar que saem dos pulmões e percorrem certos órgãos, e são conhecidos como sons da fala. Os sons da fala são diferentes de outros como os sons da tosse, os do ronco, os dos espirros, pois através deles as pessoas podem comunicar-se usando a língua falada. Para o estudo da fonética interessam os sons que, sozinhos ou agrupados, constituem palavras. Observe: coluna e colina a diferença entre as duas palavras está no /i/ e no /u/. No entanto essa diferença é fundamental para distinguir o significado de cada palavra.
Coluna = pilar que sustenta uma abóbada.; Colina = pequeno monte. O mesmo ocorre em outros casos, como: mira X tira; mala X bala; pila X pira; rata X gata; Jamanta X Samanta; manta X canta; mesa X tesa. FONEMA: É a menor unidade sonora capaz de estabelecer distinção de significado entre duas palavras de uma língua. No estudo do fonema é preciso levar em conta algumas noções fundamentais.
1- O fonema não deve ser confundido com a letra. Na língua escrita representamos os fonemas através de sinais chamados de letras. Portanto a letra é a representação gráfica do fonema, do som.
(fonemas) /l/ /a/ /t/ /a/ (letras) l a t a (fonemas); (fonemas) /p//a//l//a//t//u/ (letras) palato; (fonemas) /m//a//l//e//t//a/ (letras) maleta; (fonemas) /g//a//t//u/ (letras) gato; (fonemas) /p//a//t//a/ (letras) pata.
2- Às vezes o mesmo fonema pode ser representado por mais de uma letra.
Z – cozinha /z/
S – asa /z/
X – exame