professor
A partir do original em .pdf, em língua espanhola, de Eliana Guimarães (Psicóloga – Mediateca)
Texto em azul sublinhado: houve dúvida do programa na tradução.
Texto em vermelho sublinhado: não traduzido.
Se alguém corrigir os erros, poderia me devolver para colocar no acervo: susanacap@itelefonica.com.br Neste documento: (hiperlink)
SEIS ESTUDOS DE PSICOLOGIA (tradução por software)
SEIS ESTUDIOS DE PSICOLOGÍA (original em espanhol)
SEIS ESTUDOS DE PSICOLOGIA (tradução por software)
Jean PIAGET
P s i K ou l i b r ou
1
O DESENVOLVIMENTO MENTAL DO MENINO
O desenvolvimento psíquico, que se inicia ao nascer e conclui na idade adulta, é comparável ao crescimento orgânico: ao igual a este ultimo, consiste essencialmente em uma marcha para el equilibrio. Assim como o corpo evolui até alcançar um nível relativamente estável, caracterizado pelo final do crescimento e a maturidade dos órgãos, assim também a vida mental pode conceber-se como a evolução para uma forma de equilíbrio final representada por o espírito adulto. O desenvolvimento é, portanto, em certo modo um equilíbrio progressivo, um perpétuo passar de um estado de menor equilíbrio a um estádio de equilibrio superior. Do ponto de vista da inteligência, é fácil, por exemplo, opor a inestabilidade e incoerência relativas das idéias infantis à sistematização da razão adulta. Também no terreno da vida afetiva, observou-se muitas vezes como o equilibrio dos sentimentos aumenta com a idade. As relações sociais, finalmente, obedecem a esta mesma lei de estabilização gradual.
Entretanto, terá que destacar desde o começo a diferença essencial entre a vida do corpo e a do espírito, se quer respeitar o dinamismo inerente à realidade espiritual. A forma final de equilíbrio que alcança o crescimento orgânico é mais estática que aquela para a cual tiende o desenvolvimento mental, e, sobre tudo, mais instável, de tal maneira que, assim que foi concluida a evolução ascendente,