professor
Esta escola foi fundada com o nome de Escola Municipal São Sebastião em 1998 e funcionava numa casa particular. Os seus fundadores foram a família Feitosa e seus amigos. Com o passar dos anos a Prefeitura construiu uma escola e esta recebeu o nome de Escola Municipal Dona Deolinda em homenagem a proprietária do terreno. Esta escola foi inaugurada no dia 1º de março de 2001. Fica localizada na comunidade do Ubim, no rio Badajós a mais ou menos 20Km da sede do município de Codajás, Estado do Amazonas.
O presente diagnóstico tem por objetivo relatar a realidade da Escola Municipal Dona Deulinda, nos seus vários aspectos: o histórico que relata toda história de criação e construção do prédio até os dias atuais, o meio físico, que mostra a estrutura da escola quanto ao tamanho e espaço das salas, o tipo de construção e os materiais que comportam a mesma e as condições das instalações elétricas, e fornecimento de água e tratamento de esgoto.
O meio econômico social e cultural, que vai relatar sobre a clientela atendida pela escola, a participação da escola nas atividades culturais, e formação escolar dos membros da comunidade, e em que classes sociais a escola está inserida, relatar sobre os recursos econômicos usados na escola de onde são provenientes, e também fazer breves comentários sobre os problemas sociais enfrentados pela comunidade escolar.
Sobre o ambiente humano, vai-se discorrer sobre o pessoal administrativo da escola, as séries que funcionam e turmas existentes na escola, como também a relação interpessoal dos membros do processo educacional da escola, e sobre os recursos didáticos como estão sendo usados pelos docentes.
No que se refere ao ambiente de aprendizagem vai-se mostrar as práticas pedagógicas na vida de cada professor, as atividades realizadas como elas são realizadas e todo o trabalho burocrático da escola.
Quanto aos indicadores da escola, vão-se mostrar os índices de aprovação, repetência, evasão