Sistema Circulatorio
Nosso sistema circulatório, como o dos outros vertebrados, é fechado, ou seja, o sangue circula sempre dentro dos vasos sanguíneos, bombeado por contrações rítmicas do coração. É um sistema capaz de comunicar todas as células do corpo entre si, e estas com o meio externo, um sistema único, mas organiza-se em duas circulações em série, a circulação pulmonar e a circulação sistêmica.
O princípio básico que determina a intensidade do fluxo sangüíneo é a demanda dos tecidos por nutrientes. Para o controle do fluxo duas variáveis principais são reguladas: o débito cardíaco e a pressão arterial.
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Coração Esquerdo e Coração Direito. Os corações, esquerdo e direito, bem como os vasos sanguíneos são representados em relação uns aos outros. Cada lado do coração do coração tem duas câmaras, um átrio e um ventrículo, interligados por válvulas unidirecionais, chamadas de válvulas atrioventriculares (AV). As válvulas AV são constituídas de modo que o sangue só pode fluir em uma direção, do átrio para o ventrículo.
O coração esquerdo e coração direito exercem funções distintas. O coração esquerdo e as artérias, capilares e veias sistêmicas são designados, em conjunto, de circulação sistêmica. O ventrículo esquerdo bombeia sangue para todos os órgãos do corpo, exceto para os pulmões. O coração direito e as artérias, capilares e veias pulmonares são chamados, em conjunto, de circulação pulmonar. O coração direito bombeia sangue para os pulmões. Os corações, esquerdo e direito funcionam em série, portanto o sangue é bombeado, sequencialmente, pelo coração esquerdo, para a circulação sistêmica, para o coração direito, para a circulação pulmonar e, daí, de volta ao coração esquerdo.
A intensidade (ou velocidade), com que o sangue é bombeado por qualquer dos ventrículos é o débito cardíaco. Porque os dois lados do coração funcionam em série, o débito cardíaco do ventrículo esquerdo é igual ao débito