professor
HEMOTORAX
Definição: É a presença de sangue na cavidade torácica. Este pode ser resultado de trauma, como fraturas de costela que podem resultar em laceração dos vasos intercostais ou do próprio parênquima pulmonar. Outras causas de hemotorax seriam: abcessos ou neoplasias pulmonares, hemangiosarcoma, trauma torácico + coagulopatia e ruptura de algum grande vaso. Pode ser uma condição uni ou bilateral dependendo da etiologia e da integridade do mediastino.
Sinais Clínicos: Dispnéia em graus variáveis, dependendo da quantidade de sangue na cavidade e da gravidade da doença ou trauma. Diminuição dos sons pulmonares na área onde há sangue. Som mate na percussão da área torácica com sangue. Dor torácica e respiração “curta” em caso de fratura de costela ou pleurite.
Diagnóstico: Histórico – Sinais de trauma ? Toracocentese Aspirado transtraqueal – citologia e cultura Ultrassonografia e Rx Tempo de sangramento , contagem de plaquetas e hemograma.
Tratamento: Tratar a causa primária e remover o sangue da cavidade torácica. Antibioticoterapia mesmo que não haja sinais de infeção.