sociais
R= No México como podemos conhecer ao invés de melancolia, os mortos são homenageados com grandes festas tornado um dia alegre e feliz. Isso faz com que o país receba visitas de turistas de todo mundo. Já no Brasil lembramos desse dia de modo inverso ao México, aqui é um dia muito triste, pois através das homenagens feitas, nós voltamos a sofrer a dor dar perda, entristecendo até choramos de saudades.
2- A partir da nossa cultura, como se expressaria uma postura etnocêntrica com relação ao dia de finados no México?
R= Embora seja difícil de compreender o modo que eles mexicanos lidam com esse doloroso dia sabemos que é uma questão de cultura ainda que seja “estranho” para nós. Não podemos jamais discriminar, ser etnocêntrico é importante até conhecer o modo diferente que eles encaram esse dia.
3- Interprete o significado do Dia de finados no Brasil e no México e relativize a postura etnocêntrica apresentada na questão 2.
R= O que vimos foi á alegria de um e tristeza de outro, fruto de culturas diferentes, um tira vantagem nesse dia através dê festas atraindo turistas de diversos paises tornando-se único na sua celebração. Já nós seguimos a linha católica, igualando aos outros paises sem muito folclore respeitando seus entes que partiram.
4- Questão de Múltipla escolha:
Quando falamos do conceito de cultura, esta pode ser entendida como acúmulo de conhecimentos, assim como ação dos homens sobre a natureza por meio do trabalho. Considerando o segundo sentido de cultura, acima apresentado é correto afirmar que:
(Adaptado da VUNESP 2009)
A) O homem percebe seu lugar de origem e sua identidade por meio da natureza.
B) A natureza é o reino da liberdade, ao passo que a cultura é reino do determinismo.
C) Ao planejar, escrever, trabalhar, governar, rezar, o homem realiza um processo estabelecido pela natureza.
D) A cultura pode significar o uso da liberdade, enquanto a natureza pode