Professor
O hidrogénio é o elemento mais leve que existe. A massa de 1 litro desse gás em condições normais é aproximadamente 0,0899 g.
É o primeiro elemento químico na tabela periódica, seu número atómico aproxima-se do valor da sua massa atómica relativa, cujo valor convencionou-se 1.
Na natureza, o hidrogénio pode encontrar-se na forma livre (como gás na atmosfera e constituinte do sol) ou na forma combinada, geralmente com oxigénio formando a água.
O hidrogénio intervém em algumas reacções como redutor ou oxidante, segundo os esquemas:
H – 1e- H+ redutor
H + 1e- H- oxidante
A propriedade oxidante do hidrogénio verifica-se apenas nas reacções com alguns metais activos.
Na formação de uma molécula de hidrogénio (H2), há um desprendimento considerável de calor:
H + H H2 + 103 Kcal
A energia interna de dois átomos de hidrogénio é maior do que a de uma molécula deste elemento. Por esta rãzao, o hidrogénio atómico é quimicamente mais activo do que o hidrogénio molecular. Na prática o hidrogénio atómico é utilizado nas reacções de redução. Normalmente a reacção em que o hidrogénio participa, realiza-se a temperaturas elevadas.
No laboratório o hidrogénio é obtido por acção dos metais sobre a água, soluções diluídas de ácidos e soluções de base (neste ultimo, empregam-se metais de hidróxidos anfoteros). O hidrogénio obtido pela reacção do zinco com um ácido é impuro devido a presença de substâncias gasosas. Para se purificar o hidrogénio, faz-se passar este por frascos lavadores contendo soluções que oxidam as impurezas.
Neste relatório, sobre nossos experimentos com o hidrogénio, analisamos algumas propriedades comprovativas do hidrogénio, em termos físicos e químicos, que serão abordadas e descritas ao manual.
Augusto Kambige
2 – Objectivos
O trabalho pratico no laboratório, que será exposto neste relatório, visa indagar as propriedades físicas e químicas do hidrogénio, sua obtenção, suas propriedades redutoras e seu