Esteatose Hepatica
GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
TECIDO ADIPOSO
ESTEATOSE HEPATICA
Salvador
2013
TECIDO ADIPOSO
ESTEATOSE HEPATICA
Trabalho apresentado à disciplina de Biologia do curso de Nutrição, da Faculdade de Tecnologias e Ciências como requisito parcial de avaliação da disciplina, sob orientação da Prof.ª Jussara.
Salvador
2013
TECIDO ADIPOSO
O Tecido adiposo é um tecido conjuntivo composto por células adiposas separadas por uma matriz de fibras colágenas e elásticas, é um tecido rico em células que armazenam lipídeos com função essencial de reserva energética, essas células podem apresentar-se em grupos ou isolados, mais aas mesmas não se dividem, estas são um deposito de gordura do corpo (triglicerídeos).
O acumulo de lipídeos nos hepatocitos que é a célula responsável pelas funções biológicas do fígado, como metabolizar algumas substancias, faz com que a capacidade de metabolização seja comprometida e que estes não sejam metabolizados e exportados para o tecido adiposo causando dando origem assim a esteatose hepática.
A esteatose hepática, é também conhecido como fígado gordo, é uma doença reversível, é desenvolvida quando a entrada de ácidos graxos é mais rápida do que a saída que é a oxidação e secreção, acumulando assim gordura dentro do seu tecido, ou seja, se dá através do acumulo de gordura nas células do órgão. A presença da doença é normalmente indicada quando a taxa de gordura hepática excede 5% a 10% do peso do fígado (considerado como normal). Pode-se identificar a esteatose hepática alcoólica e a não alcoólica.
É uma patologia muito comum e existem muitas causas e condições que levam ao seu desenvolvimento. De acordo com o tempo que essa gordura for se acumulando os riscos são cada vez maiores, podendo evoluir de uma simples alteração para uma doença mais grave como a cirrose e insuficiência