Professor
O ambiente
O ambiente é caracterizado por um conjunto de fatores climáticos que, atuando simultaneamente, exercem influências sobre os animais, afetando seu desenvolvimento biológico, desempenho produtivo e reprodutivo (CURTIS, 1983). O desempenho animal está condicionado às influências do ambiente, podendo submeter os animais, em função da espécie, à condições estressantes que, dependendo dos limites de tolerância dos mesmos, podem ocasionar reflexos negativos em seu desempenho (TINÔCO, 1996).
O ambiente interno de uma instalação normalmente é resultado das condições locais e externas, das características construtivas e dos materiais da instalação, da espécie, do número de animais, do manejo, das modificações causadas pelos equipamentos do sistema produtivo e pelos que tem como objetivo o acondicionamento ambiental (BAÊTA & SOUZA, 1997).
As principais variáveis climáticas que influenciam o desempenho animal, definindo o micro clima de uma região são a temperatura e umidade relativa do ar, a radiação solar, o vento, a pluviosidade, a luminosidade e a altitude, que são bastante dinâmicas em função das estações do ano. Os principais fatores que afetam a perda de calor pelo animal dentro de uma instalação são, além das citadas acima, emissividade, absortividade, temperatura e condutividade das superfícies de contato (ASHRAE, 2001).
Segundo ESMAY (1969), os animais coexistem em um processo ininterrupto com o ambiente no qual se encontram inseridos, reagindo de diversas maneiras às distintas condições que são impostas.
Termorregulação do suíno
O suíno pode ser considerado como um sistema termodinâmico, que continuamente troca energia com o ambiente. Neste processo, segundo BAETA & SOUZA (1997), os fatores externos do ambiente tendem a produzir variações internas no animal, influindo na quantidade de energia trocada entre ambos, havendo, então, necessidade de ajustes fisiológicos para a ocorrência do balanço de calor.