Sedentarismo
O sedentarismo traz grandes conseqüências nocivas ao organismo. A função do fisioterapeuta, juntamente com os demais profissionais da área da saúde, é promover qualidade de vida, através de incentivo, orientação e acompanhamento de atividades físicas regulares, afim de que doenças hipocinéticas não se desenvolvam.
A Fisioterapia, buscando o bem-estar do indivíduo, orienta a prática de atividades físicas regulares, como exercícios para resistência aeróbia e resistência muscular localizada. No caso de doenças causadas pelo sedentarismo, a atenção voltada para o indivíduo deverá ser mais específica. É importante, por exemplo, em indivíduos Hipertensos, conhecer a Pressão Arterial (PA), e o comportamento da mesma, monitorar sinais e sintomas apresentados pelos indivíduos; antes, durante e após a prática do exercício para obter sucesso no tratamento da doença.
As doenças hipocinéticas atingem principalmente o sistema cardiovascular. A procura pelo profissional da Fisioterapia ocorre, normalmente, em conseqüência da descoberta de alguma doença cardiovascular já instalada ou após alguma intervenção hospitalar ou até mesmo cirúrgica, como o caso de infarto agudo do miocárdio (IAM), por exemplo. A atuação da fisioterapia atualmente na reabilitação e na prevenção de agravamento da doença desse indivíduo.
O tratamento fisioterapeutico não exclui o uso de medicamentos, porém, o estágio da doença pode variar de acordo com o nível de condicionamento que o indivíduo adquire. Ou seja, é importante o acompanhamento