CORPO EM QUEDA LIVRE
CAMPUS ALTO PARAOPEBA
ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS
RELATÓRIO EXPERIMENTO II
FENÔMENOS MECÂNICOS
OURO BRANCO, MG
21/06/2013
Resumo
Corpo em Queda Livre
"Todos os corpos caem livremente com a mesma aceleração." A queda livre é o movimento resultante unicamente da aceleração provocada pela gravidade. No estudo da física, a queda livre é uma particularização do movimento uniformemente variado (MRUV), pois a trajetória é retilínea e a aceleração constante. No experimento feito em laboratório foi possível medir a aceleração do corpo em queda livre através do Photogate. Tal comportamento pode ser calculado ao deixar uma régua atravessar o Photogate em queda livre e o mesmo é captado pelo sensor através de barras encontradas na régua. Assim, é possível extrair informações no computador como distância percorrida, velocidade, e principalmente o foco da prática que é a aceleração e suas variações.
Introdução
A queda livre é o movimento resultante unicamente da aceleração provocada pela gravidade. No estudo da física, a queda livre é uma particularização do movimento uniformemente variado (MRUV). O movimento de queda livre foi estudado primeiramente por Aristóteles aproximadamente 300 a.C. Aristóteles afirmava que se dois objetos caíssem de uma mesma altura, o mais pesado atingiria o solo primeiro. Tal afirmação foi aceita durante vários séculos tanto por Aristóteles quanto por seus seguidores, pois não tiveram a preocupação de retificar a afirmação [1].
Séculos mais tarde, mais precisamente Galileu Galilei introduziu o método experimental e acabou por descobrir que o que Aristóteles havia dito não se verificava na prática. [1] Ou seja, quando os dois corpos quaisquer são abandonados no vácuo ou no ar com resistência desprezível, da mesma altura, o tempo de queda é o mesmo para ambos, mesmo que eles possuam pesos diferentes [3].
O