Professor reflexivo
Ramsés II
.
Baixo Relevo
Os termos baixo-relevo suscitam algumas dúvidas. A sua diferenciação não tem a ver necessariamente com a profundidade da peça, mas sim com as suas características volumétricas. Um baixo-relevo é um relevo cujas formas não ultrapassam os limites da visão frontal, o que torna possível a sua reprodução com um molde rígido. A terceira dimensão é simulada de uma forma semelhante ao que acontece num desenho. No alto-relevo, as formas possuem uma tridimensionalidade evidente, embora se prendam ao bloco de fundo por alguns pontos
Toda escultura, inclusive as de baixo-relevo, tem como propósito os efeitos de luz e sombra, dando uma continuidade às formas artisticamente projetadas pelo escultor, que não esculpe simplesmente as formas sem se preocupar com a projeção da luz que irá, através das sombras, realçar suas formas. Tudo faz parte de um todo, e tudo contribui para a beleza e harmonia do trabalho, que é meticulosamente planejado e elaborado.
Hieróglifos
-------------------------------------------------
Hieróglifo é um termo originário de duas palavras gregas: ἱερός (hierós) "sagrado", e γλύφειν (glýphein) "escrita". Apenas os sacerdotes, membros da realeza, altos cargos, e escribas conheciam a arte de ler e escrever esses sinais "sagrados".
-------------------------------------------------
A escrita hieroglífica constitui provavelmente o mais antigo sistema organizado de escrita no mundo, e era vocacionada principalmente para inscrições formais nas paredes de templos e túmulos. Com o tempo evoluiu para formas mais simplificadas, como o hierático, uma variante mais cursiva que se podia pintar em papiros ou placas de barro, e ainda mais tarde, com a influência grega crescente no Oriente Próximo, a escrita evoluiu para o demótico, fase em que os hieróglifos iniciais ficaram bastante estilizados, havendo mesmo a inclusão de alguns sinais gregos na escrita.
-------------------------------------------------
Durante os