professor reflexivo
PRÁTICA DE ENSINO III – Professora Príscila
Patrícia Cristina Marques Amorim Di Carlo RA:1318011 Turma “N1 C”
ISES – FACULDADE SUMARÉ
Licenciatura plena em Pedagogia
Unidade Belém
“PROFESSOR REFLEXIVO”
Tendo como base a teoria de Perrenaid, começamos compreender e refletir sobre as 10 competências ao ensinar.
Decorrente as transformações sociais, culturais e tecnológicas exige-se cada vez mais uma postura diferenciada do professor, ou seja, o professor deve ser reflexivo, crítico, desenvolver competência ao ensinar; Ex: organizar, administrar a programação da aprendizagem, trabalhar em equipe, utilizar tecnologia, enfrentar os desafios encontrados em sua profissão, administrando os conflitos.
Conforme Rubem Alves (Gaiolas ou Asas - A arte do voo ou a busca da alegria de aprender - Porto, Edições Asa, 2004)
O professor deve apropriar-se do mundo em que vive refletir suas práticas para preparar pessoas para a vida.
A sociedade vive em constante processo de mudanças e o professor deve estar muito bem preparado para acompanhar essa evolução, essa nova tendência na aprendizagem que são complexas, identificando as necessidades, considerando e valorizando as diferentes experiências vividas por cada um, superando as dificuldades, formando assim pessoas que tenham autonomia, que sejam capazes de pensarem o mundo em que vivem, compreendendo e indo a busca de mudanças para melhoria na sociedade. “De acordo com ‘Zabala’, a aprendizagem é uma constante construção pessoal, que se dá a partir da ajuda das outras pessoas”.
A aprendizagem parte de pressupostos; factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais;
O factual - o aluno aprende a partir dos fatos, memorizando por repetição verbal porque algum conhecimento exige-se que seja