RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
Segundo (Albuquerque 2009 p. 20) as empresas que buscam adotar uma postura socialmente responsável o fazem através da obediência de leis e normas técnicas, de tratamento justo aos empregados cuidados com o meio ambiente e para as ações sociais.
Hoje em dia a sociedade como um todo está cobrando cada vez mais da empresas e seus funcionários para fabriquem produtos dentro de padrões ambientais. Os melhores exemplos vêm de grande empresa que utilizam a Responsabilidade Social, também como forma de promover seus produtos.
Outro argumento favorável à responsabilidade social das organizações é que assumindo esta postura as empresas acabam ganhando melhor imagem institucional e isto pode se traduzir em mais consumidores, mais vendas, melhores empregados, melhores fornecedores, mais fácil acesso ao mercado de capitais e outras coisas. Uma empresa é vista como socialmente responsável possui uma vantagem estratégica em relação àquela que não tem essa imagem perante o público. (Albuquerque, 2009, p. 22)
No Brasil a preocupação com a variável ambiental, por parte das empresas, e que tenha alguma mudança significativa em suas organizações é recente. Contudo pode-se afirmar que a responsabilidade social é hoje um fator de competitividade no mercado e um importante diferencial para o acesso de novos mercados e investimentos, principalmente externos. O consumo consciente é cada vez mais a realidade e pesquisas apontam que os clientes prestigiam uma empresa por sua postura por cuidarem do meio ambiente e do bem estar social.