Responsabilidade ambiental
Alexandre Moura rodrigues
Mateus Bastianelo
INTRODUÇÃO
Responsabilidade Ambiental é um conjunto de atitudes, individuais ou empresarias, voltado para o desenvolvimento sustentável do planeta. Ou seja, estas atitudes devem levar em conta o crescimento econômico ajustado à proteção do meio ambiente na atualidade e para as gerações futuras, garantindo a sustentabilidade. O termo responsabilidade deriva de responsável, que se origina do latim responsus, particípio passado do verbo respondere, que significava na época responder, afiançar, prometer e pagar. A responsabilidade surge como derivação de uma obrigação anterior, à qual o responsável deixou de observar, é sem duvidas, noção peculiar a todas as relações jurídicas, visando assegurar a observância de alguma obrigação nela existente, ou porque se assumiu tal obrigação, seja em decorrência de um fato ou ato, ocorrido ou praticado.
DESENVOLVIMENTO
- Ética e Responsabilidade Ambiental Empresarial
As questões éticas envolvem o comportamento das empresas quanto ao alto potencial de impacto no meio ambiente. O tema mais óbvio ligado a isso é a poluição ambiental: poluir o ambiente significa prejudicar as pessoas, no presente ou no futuro, e no atual estágio de desenvolvimento tecnológico as empresas contam com várias alternativas para uma produção limpa.
Parece que as empresas estão percebendo que agir com responsabilidade ambiental é também um lucro para a própria empresa, isso infere a mudança de enfoque que ocorre hoje, ou seja, parte-se da premissa que a responsabilidade ambiental gerará lucro para a empresa. Isso atinge não apenas o lucro social e a imagem da empresa, mas também o lucro econômico, pois as grandes empresas estão exigindo fortemente a certificação ISO 14.001 e seu não atendimento poderá acarretar perdas na negociação de contrato de novos projetos.
As empresas sempre preocuparam mais com a gestão dos aspectos econômicos e financeiros, isso porque o