responsabilidade ambiental
Hoje a questão ambiental e um assunto que saiu dos muros das organizações e ganhou espaço na ruas das cidades, nas escolas, nas mídias etc. As empresas passaram a se ver como parte integrante de um ambiente há muito tempo degradado e percebem que essa degradação brevemente poderá afeta-las, caso não sejam tomadas iniciativas para tentar reverter a situação.
Hoje, a maioria dos problemas instalados no meio ambiente decorrem do uso indevido dos recursos naturais disponíveis na natureza.Para solucioná-los , e necessário o envolvimento das empresas. A preocupação ambiental e também preocupação da classe política, e uma prova disso e a quantidade de leis ambientais aprovadas atualmente sem contar com a força das organizações da sociedade civil.
Segundo Barbieri(2004) , As organizações da sociedade civil que atuam nas áreas ambientais e sócias tem-se tornado uma influencia poderosa, que se manifesta por meio de denuncias , da formação de opiniões perante o grande publico, de pressões políticas nas instancias legislativas e executivas e de cooperação com as empresas. A GESTAO AMBIENTAL E O NOVO AMBIENTE EMPRESARIAL
Um dos maiores desafios que o mundo enfrentara na próximo milênio e fazer com que as forcas de mercado protejam e melhorem a qualidade do ambiente, com a ajuda de padrões baseados na desempenho e uso criterioso de instrumentos econômicos, num contexto harmonioso de regulamentação.Diante de tais transformações econômicas e sócias, uma indagação: A questão ambiental e ecológica não seria um mero surto de preocupações passageiro que demandariam medidas com peso ônus para as empresas que a adotarem? Pesquisas recente da Confederação Nacional da Industria-CNI e do ibope mostra o contrario, revela que 68% dos consumidores brasileiros estariam dispostos a pagar mais por um produto que não agredisse o meio ambiente.
A preservação do meio ambiente converteu-se em um