taciane
ECONOMIA
Brasil e Nigéria 08/10/2013.
Brasil e Nigéria assinam protocolo para expandir comércio
Missão brasileira está no país para ampliar investimentos e exportações; balança comercial amplamente favorável aos nigerianos
O ministro do Comércio e Investimento da Nigéria, Olusegun Aganga, e o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ricardo Schaefer, assinaram nesta terça-feira (8), em Abuja, capital da Nigéria, um memorando de entendimento para incrementar as relações comerciais entre os dois países.
O Memorando prevê a criação de grupo de trabalho permanente para tratar dos temas comerciais e de negócios, além de discutir a possibilidade de serem estabelecidos acordos de comércio e de investimento entre os dois países.
A missão de Schaefer – que está na Nigéria chefiando uma delegação empresarial – faz parte de uma ofensiva do governo para ampliar os investimentos e as exportações brasileiras – em particular de produtos manufaturados – para os países africanos. As exportações desses produtos alcançaram o pico de US$6,5 bilhões, em 2008, e retraíram-se depois (foram de US$ 4,7 bilhões, em 2012).
Uma série de outras iniciativas para ampliar as relações econômico-comerciais interregionais foram aprovadas pelo conselho de ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex), totalizando mais de vinte medidas.
Segundo o MDIC, o objetivo é aproveitar as oportunidades representadas pelo rápido crescimento da economia africana (média de 4,6% ao ano, no período 2001-2010) para reforçar os vínculos comerciais e de investimentos.
De acordo com Ricardo Schaefer,”a cooperação industrial, financeira e comercial se relacionam entre si e, por meio deste grupo, poderemos trabalhar em diferentes frentes, com uma governança que irá permitir aos dois ministérios acompanhar a parceria de acordo com as estratégias dos nossos países”.
O grupo contará com a participação do Banco