Analise de conflitos em empresas
Como o conflito grupal é muito comum, é necessário que a administração seja capaz de enfrentar os conflitos disfuncionais principais ou impedir que o conflito atinja um nível de maior intensidade. A capacidade eficiente de minimizar um conflito é qualidade importante que os gerentes devem desenvolver. As estratégias usadas por eles devem ser classificadas em três categorias: estratégias de fuga, de remendo e de confronto.
Fuga
Alguns gerentes tentam evitar as situações de conflito. Procuram outra saída ou deixam de considerar os comentários ácidos ou hostis dos outros. Em alguns casos, chegam mesmo a abandonar o grupo de trabalho ou a organização para fugir ao conflito. Esse tipo de gerente espera que o conflito, com o tempo, se torne menos intenso. Essa estratégia de fuga não é viável, quando o outro grupo está tentando conseguir para si os recursos limitados, e pode até resultar em desempenho grupal ineficaz.
Remendo
Há vários métodos de confronto destinados a minimizar o conflito intergrupal. Um destes métodos é a negociação dos problemas através dos grupos e de seus representantes.
Naturalmente isto coloca os negociadores em posições de compromisso. Um segundo método de confronto é a determinação de metas superordenadas que façam apelo aos grupos em conflito. Essas metas superordenadas seriam inatingíveis por um grupo apenas e estaria acima de todas as outras metas de qualquer grupo isolado. São necessárias várias condições para que as metas superordenadas tenham sucesso. Primeiro, os grupos devem querer resolver um problema comum. A identificação de um problema comum é difícil em si mesma. Segundo, os gerentes ou os líderes de determinado grupo devem querer resolver o problema. Finalmente, deverá haver alguma forma de recompensa para a consecução da meta superordenada. A estratégia de metas superordenadas requer a elaboração de metas realistas e cheias de
desafio,