Professo gestor de práticas pedagógicas significativas
O docente deve conhecer os fundamentos de sua prática, aperfeiçoar-se buscar novas técnicas, exercendo sua postura de mediador no processo de construção do conhecimento em busca de uma aprendizagem efetiva. Preocupar-se com o que é necessário e fundamental para que o aluno alcance o objetivo principal, a busca pelo conhecimento e a aprendizagem.
O professor mediador deve provocar o aluno, instiga-lo a pesquisar, a buscar o conhecimento, interagindo nesse processo e acolhendo-o. Trabalhar a individualização do educando, possibilitando o seu desenvolvimento. Segundo Cruz (2011, p.26):
Se a aprendizagem passa pelo processo intelectual, o fazer pedagógico tem que se preocupar em saber se a ação educativa possibilita ao educando desenvolver uma atividade intelectual, isto é, aprender e qual é o seu significado, o seu sentido para o educando.
O professor deve exercer uma prática critico-reflexiva, fundamento seu trabalho em teorias, distanciando-se do senso comum e do modismo. Por trás de toda prática existe uma teoria, onde o professor transformador do conhecimento se baseia para executar a sua práxis de maneira criativa. Segundo Demo, 200, p. 15. “Cada professor precisa saber propor seu modo próprio e criativo de teorizar e praticar a pesquisa, renovando-a constantemente a mantendo-a como fonte principal de sua capacidade inventiva.”
O professor que possui uma prática fundamenta, reconhece a diferença do processo de transferência de conhecimento e da criação de possibilidades da construção do aluno como sujeito ativo no seu processo de formação. Esse processo ocorre através do diálogo, entre educador e educando, logo o educador está em constante processo de aprendizagem, pois o processo de construção do conhecimento não é algo acabado inativo que se possa alcançar por inteiro. Conforme Magalhães & Oliveira (2005):
A reflexão, a conscientização, só podem acontecer por meio do diálogo do qual o educador