Atps Fund 24
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Elisangela Sousa RA 7144535102
Tania R. G. Alisson RA 7164527421
Organização e Metodologia do
Ensino Fundamental
Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de Org e Metodologia do Ensino Fundamental do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora:Camila Rocha.
2015
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas.
Relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas.
ETAPA 1
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO
INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL
O presente trabalho apresenta, a partir da nova redação dada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Brasil, 1996) no que se refere à idade mínima obrigatória de ingresso no Ensino Fundamental, tendo este a duração de nove anos, alguns desafios para o alcance de uma educação de qualidade nesta etapa de ensino.
Ensino Fundamental de Nove Anos
No Brasil, historicamente, a idade mínima para o ingresso na escolarização foi de sete anos de idade. Nos últimos tempos, há um interesse crescente em ampliar este ingresso para as crianças de seis anos e aumentar o período de duração do ensino obrigatório de oito para nove anos. Esta intencionalidade pode ser constatada por meio das sucessivas leis que amparam a educação brasileira: a Lei nº. 4.024/1961, que estabelece a obrigatoriedade do ensino para quatro anos; o Acordo de Punta Del Este e Santiago/1970, que estende para seis anos o ensino para todos os brasileiros; a Lei nº. 5.692/1971, que distende a obrigatoriedade para