produção
Resumo
Este trabalho objetiva apresentar e discutir a Teoria de Opções Reais (TOR) e compará-la com modelos tradicionais utilizados em instituições financeiras - o método de avaliação pelo Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR). São consideradas premissas sobre a situação da economia e do mercado avaliando um projeto de minério de ferro por meio de uma análise de sensibilidade com os principais direcionadores. O resultado apresenta um modelo de avaliação que considere as flexibilidades, e a capacidade de o projeto se adaptar ao longo do tempo, devido a certos fatores, o que torne a análise mais realista e menos simplificada do que a visão pelo VPL e TIR.
Palavras-chave: Teoria das Opções Reais (TOR); Avaliação de Projetos, Árvore de Decisão.
Abstract
This paper aims to present and discuss the Theory of Real Options (ROA) and compare it with traditional models used in financial institutions - the valuation at Net Present Value (NPV) and Internal Rate of Return (IRR). Assumptions are considered about the state of the economy and market, evaluating a project of iron ore through a sensitivity analysis with key drivers. The result presents an evaluation model that considers the flexibility, and the ability of the project to adapt over time, due to certain factors, which make the analysis more realistic and less streamlined than the vision by NPV and IRR.
Key-words: Real Options Analysis (ROA), Project Evaluation, Decision Tree.
1. Introdução
A avaliação de empresas é atualmente um dos temas mais importantes e interessantes dentro da área financeira. Desempenha um papel chave em muitas áreas financeiras, em fusões e aquisições e na gestão de carteiras de investimento, segundo Damodaran (2003). Com o colapso da bolha imobiliária norte-americana, deflagrando a crise econômica de 2008, e a desaceleração nas economias norte-americana e europeia, muito se