vocábulo fonológico e acentuação
Aluna: Meiriane Lordello Querino Moreira
Língua Portuguesa V
Professora Darcilia Simões
Vocábulo Fonológico e a Acentuação
Segundo a definição de Matoso Câmara Pode-se dizer que vocábulo fonológico é aquele subordinado a um acento tônico e dois graus de atonicidade, isto é, um antes do acento tônico chamado pretônico e outro após chamado pós tônico. Por tanto, no exemplo janela temos:
Ja (sílaba pretônica) ne (tônica) la (pós tônica)
No exemplo acima, a sílaba pronunciada com maior intensidade é a ne.
Amor - perfeito
No exemplo acima as sílabas mor e fei respectivamente, possuem maior força. O vocábulo fonológico é prosódico, e pode ser identificado quando é estabelecido um fenômeno de ligação entre dois vocábulos, e esta ligação, na língua portuguesa, pode ocorrer com a primeira palavra terminada em consoante e a segunda palavra iniciada com vogal, como por exemplo:
Caixa interna /caixinterna/
Pode ocorrer também nos casos em que a primeira palavra é terminada com vogal átona e a segunda iniciada também por vogal átona teremos então, uma ditongação crescente se a vogal final for /i/ ou /u/ e decrescente, se a vogal final for /a/:
- grande homem /grandiomem/ O acento é a força maior de uma vogal dentro da palavra em relação as outras. Na língua portuguesa tem relação com a tonicidade da fala, entretanto, também é marcado na escrita, e é chamado de acento gráfico. Pode ocorrer na última, penúltima ou antepenúltima sílaba e chamamos de oxítona, paroxítona e proparoxítona. Em alguns casos seu surgimento se deu por empréstimos de outras línguas em outros, com a perda da última silaba da palavra. Na forma padrão da língua existe uma norma para cada utilização.
Com relação aos acentos gráficos, temos os seguintes exemplos:
Oxítonos e paroxítonos terminados em A, E, O seguidos ou não de S.
Oxítonos e paroxítonos terminados em EM ou ENS.
Alguns vocábulos paroxítonos