Letras
_ A Natureza oral da língua: nem sempre é percebida como dado primário; muda mais depressa; basta um traço distintivo para estabelecer outro significado; a língua oral existe há milhões de anos. A aproximação entre alfabeto e fonema data do alfabeto fenício (sec. XII A.C.) A linguagem oral é a primeira aprendida pelas crianças, é muitíssimo mais usada; fecha a cadeia da comunicação: emissor(receptor; A existência das duas articulações (a primeira de elementos com Sdo, de nomenclatura variável, a segunda de elementos sem Sdo., os fonemas) é um universal lingüístico. A substância fônica se expande pelos sons da fala, através de ondas sonoras, em círculos cada vez mais vastos, de modo que o ouvinte não precisa ver o falante e pode fazer outras tarefas enquanto fala. Permite feed-back do ouvinte e do próprio falante. Enquanto a fonética se ocupa da parole, a fonologia se prende à langue. A língua portuguesa, como todas as outras tem restrições na sintaxe fonológica.
CLASSIFICAÇÃO DOS FONEMAS Seria quase impossível traçar um quadro abrangendo todos os fonemas que existem na linguagem humana. Uma alternativa seria a da classificação dos traços distintivos que compõem os fonemas. Saussure classificou os fonemas de acordo com o grau de abrimento bucal:
a) - Grau Zero: consoantes oclusivas;
b) - Grau um: consoantes constritivas fricativas;
c) - Grau dois: consoantes nasais;
d) - Grau três: consoantes líquidas;
e) - Grau quatro: semiconsoantes, ou semivogais;
f) - Grau cinco: vogais.
O Sistema Fonológico do Português Partimos do princípio da dupla articulação da linguagem, que define a Primeira Articulação, com elementos que possuem significante e significado, e a Segunda Articulação, com elementos que dispõem somente de significante. Os elementos da segunda articulação constituirão o sistema fonológico da língua, que comporta, numa divisão mínima, os fonemas, seguidos das sílabas