a prosódia
Trabalho de Fonética Prosódia
Prof.: Leandro Luz
Grupo:Cássia
Cíntia Cláudia Daniel Nilda Thays
Introdução
Ao iniciarmos nossa pesquisa fizemos uma longa viagem desde a sua etimologia até as suas várias definições e, a adequação do seu uso em cada uma delas, verificando sua interligação e utilização na nossa vida desde o nosso cotidiano até os nossos momentos de estudo e lazer.
Origem do termo prosódia: Origem grega - sintonia com o canto. pro - direção sodia – canto.
Para entendermos bem o que é prosódia falaremos um pouco sobre ortoépia.
Segundo a maioria dos livros didáticos ortoépia se preocupa com a pronúncia, Por exemplo: advogado pronunciada como adevogado. E, segundo Bechara, ortoépia "É a parte da gramática que trata da correta pronúncia dos fonemas.Preocupa-se não apenas com o conhecimento exato dos valores fonéticos dos fonemas que entram na estrutura dos vocábulos, considerados isoladamente ou ligados na enunciação da oração, mas ainda com ritmo, a entonação e expressão convenientes à boa elocução."
Definições: As primeiras definições surgiram na Grécia (daí o nome, que em um primeiro momento pode nos parecer estranho) durante a república de Platão e partiam da observação das variações melódicas presentes no discurso. Estas variações são importantes para compreendermos melhor a comunicação humana e as intenções de cada falante, já que o modo como nos expressamos, a entonação e o ritmo presente em cada palavra auxiliam na produção de sentido quando nos comunicamos.
No campo atual prosódia está associada a fatores linguísticos como entonação -acentuação -ênfase –ritmo e marcadores discursivos como né, entendo, an-ham;
Conceito de prosódia no dicionário: s.f. parte da gramática normativa que trata da reta acentuação dos vocábulos e, ainda, dos fenômenos de entoação sinômios de prosódia;
Segundo