trabalho de micro
Célula Bacteriana
CAMPO GRANDE
2013
Introdução
Bactérias são microorganismos unicelulares e procariontes que podem viver isoladamente ou constituir agrupamentos coloniais. A morfologia celular das bactérias são as seguintes: cocos, bacilos e espirilos. É composta por parede celular - ressaltando a diferenciação de células gram positivas e gram negativas – e membrana plasmática A célula bacteriana é formada pela sua estrutura externa, sendo cápsula, flagelo, filamento axial, pili. As células apresentam também em sua estrutura interna, como núcleo, esporos, citoplasma, ribossomos, nucleóide, hialoplasma e plasmídeos.
Célula Bacteriana:
Morfologia da célula bacteriana:
Cocos: bactérias ovais ou esféricas.
Bacilos: bactérias cilíndricas ou em forma de bastão.
Espirilos: bactérias helicoidais
Estruturas bacteriana:
Parede celular É constituída por polissacarídeos bastante complexos e protege a bactéria, mantendo a pressão osmótica e prevenindo expansão e eventual rompimento da célula devido a entrada de água e funciona como suporte de antígenos somáticos bacterianos. Uma macromolécula denominada peptidioglicana forma a estrutura rígida da parede.
Membrana celular
Transporte ativo de moléculas para o interior das células é uma importante barreira osmótica, não permitindo transporte passivo. Semelhante a das células eucarióticas, mas desprovida de colesterol. Constituída por duas camadas de fosfolipídios e proteínas. Faz a secreção de enzimas e toxinas. (REDAL, Erick, pagina 44-45, vol. 9, Biologia: a vida em todas as suas formas. São Paulo, 2008)
- Estruturas internas à parede celular:
Núcleo
DNA agrupado e disperso no citoplasma.
Citoplasma
Nele ocorrem as reações químicas necessárias a manutenção da vida da bactéria, possui um líquido viscoso, constituído por