trabalho de micro
O pão é visto por muitas pessoas como um vilão na dieta. E isso por que muitos pensam que o comendo engorda. Mas ele só vai engordar dependendo dos seus acompanhamentos e a quantidade de que é ingerido. O tipo certo oferece maior saciedade e nutrientes para o organismo. A farinha é o principal ingrediente, e ela garante a energia que o corpo precisa para o dia a dia.
Pertencente ao grupo dos cereais, é fornecedor de vitaminas ( B1, B2 e B5), minerais (Potássio e Sódio), fibras e hidratos de carbono, que tem absorção lenta. Esta combinação ajuda a regularizar os níveis de açúcar no sangue, auxilia no trato intestinal e oferece saciedade prolongada.
Os pães compostos por fibras vão ser aliados na dieta. As fibras vão ajudar no funcionamento do organismo, na prevenção de cânceres intestinais e ainda por cima diminui o ganho energético, dependendo sempre da quantidade ingerida.
Além de conter pouca gordura, o pão é rico em vitaminas e minerais, que é importante para o sistema nervoso, crescimento, metabolismo e que pode prevenir o envelhecimento. Melhor ainda se for feito de grãos, pois o pão integral dá maior saciedade, regulariza o intestino e tem menor valor calórico.
Modo de preservação
Para o pão ficar o máximo de tempo fresco, o grau de umidade, temperatura, cocção e aditivos especiais, precisa participar do processo. Durante um certo período, os produtos que foram incorporados ao pão passam pelo processo físico-químico que acaba modificando a sua qualidade. Pode interferir no aroma, no sabor e na textura.
Os seus principais ingredientes, aqueles que não podem faltar são: farinha de trigo, água, sal e levedura do padeiro. Essa levedura chamada Saccharomyces cerevisae vai transformar a glicose em gás carbônico e etanol. O processo desse microorganismo em deixar o oxigênio ausente é chamado de fermentação.
A fermentação vai fazer com que o gás se acumule dentro da massa, e esse acumulo vai expandir e o deixar com