Produção
Atualmente diversas empresas do ramo de produção, seja ela de metal, plásticos ou cerâmicos, estão com o objetivo e aprimorar cada vez mais, no setor de ferramentas da qualidade. “A qualidade é uma relação da organização com o mercado”. (PALADINI, 2012, p.28). Em relação a isso é muito importante ressaltar o termo liderança, sendo que para ter uma qualidade garantida é necessário haver líderes supervisionando cada um dos processos.
Liderança significa conjunto de características de uma pessoa ou de uma organização que se diz líder, ou que tem a capacidade de liderar. Liderar aqui, parece ser o mesmo que governar, dirigir, [...]. (PALADINI, 2012, p. 29).
E ainda para o autor, “liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”. (HUNTER, 1998, p. 25).
Antes de tudo, deve-se saber o conceito mais definido em relação a qualidade. (WERKEMA, 1992 p.2),” [...] serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo as necessidades do cliente”. Existem diversos outros conceitos sobre o assunto descrito, sendo que não poderia deixar de comentar a definição obtidas pelos japoneses. Baseado em (ISHIKAWA, 1997, p.43), controle de qualidade é um “sistema de métodos de produção que produzem economicamente bens ou serviços de boa qualidade atendendo aos requisitos dos consumidores”.
De acordo com (PALADINI, 2012, p. 28), muitos autores contestam essa acepção do termo qualidade. De fato, sob a abordagem abrangente que o gênio de Taguchi desenvolveu, a qualidade é definida a partir das relações das organizações com a sociedade.
No Brasil a gestão da qualidade está relacionada com competividade de uma empresa para outra. “Hoje muita gente já vê a qualidade como um diferencial, ou até mesmo como um item básico de manutenção da empresa