produção
Autor: Vilson Siqueira de Morais
Fonte: SENAI-CETEMO/SEBRAE
Procedimentos corretos minimizam ou eliminam danos causados aos móveis durante a movimentação e entrega
Imperícia no manuseio e na embalagem , armazenamento inadequado, variações climáticas e a falta de treinamento podem provocar danos no produto a ser entregue. Atenção e cuidados eliminam o problema
Durante o manuseio e o transporte do móvel, o produto está sujeito a sofrer algum tipo de dano. É necessário conhecer algumas dessas possibilidades e como evitá-las.
Quebra
Ocorre em razão de queda, impacto ou choque durante o manuseio e transporte. Caso isso aconteça, reponha a peça. Cuidado com a movimentação. A embalagem deve ser bem projetada para evitar o dano.
Amassamento (compressão)
As embalagens, quando empilhadas, são comprimidas e podem sofrer amassamento nas superfícies e cantos.
Fique atento para escolher a embalagem correta e observe se o número máximo de empilhamento não está excedido.
Arranhões
É necessário embalar adequadamente acessórios para que não fiquem soltos e provoquem arranhões nas outras peças. Verifique se não há saliências ou pontas agudas, como parafusos, pregos no veículo onde o móvel será carregado, que possam perfurar a embalagem. Informe ao cliente que ele não deve abrir a embalagem usando estilete, o que pode causar corte no acabamento.
Abrasão (desgaste)
A abrasão ocorre no interior da própria embalagem, quando superfícies não são adequadamente embaladas. Peças soltas tendem a raspar umas nas outras e provocar avaria.
Marcas
As marcas são resultado de acabamentos mal curados. Antes de embalar uma peça pintada ou envernizada, verifique se o acabamento está totalmente seco. Sempre tomar cuidado com o uso do plástico-bolha sem a utilização de uma proteção de superfície. Esse material pode marcar o acabamento do produto. Tecidos aveludados também podem ficar manchados pelo material de