produção
.
quando uma empresa oferece um produto ao mercado, esse produto pode ser um BEM é entendido como item que pode ser manufaturado, ou seja, passível de transformação após a aplicação de algum processo, já o SERVIÇO – é aquele que só existe a partir da necessidade de sua utilização pelo consumidor. Pois bem, o entendimento dessas diferenças é o ponto principal para o entendimento da disciplina.
Parâmetros devem ser observados: o primeiro deles é a garantia que o produto acompanhe as expectativas dos investidores, e o segundo diz respeito às possibilidades de investimento aplicado desde o início da produção efetiva até a colocação do produto no mercado.
Constituem as quatro fases originais do
CVP – Ciclo de Vida do Produto -: Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio e podemos destacar a Maturidade como a fase de maior lucro, pois a produção passa a trabalhar com toda capacidade para produzir e manter o produto no mercado. compreendem duas instâncias: A do Marketing e a da Produção. Marketing, que acompanha o declínio das vendas e verifica a potencialidade da marca, considerando também a diminuição dos lucros para a organização e a Produção, que descontinua a fabricação e remodela seu sistema produtivo para adequá-lo à demanda, minimizando, assim, o impacto causado pela redução das vendas.
Introdução, que assim como em todas as fases, existem algumas funções sustentadas pelas abordagens de Marketing e Produção, sendo o Marketing, caracterizado pelo lançamento do produto no mercado, sendo que todo o valor arrecadado das vendas é reinvestido para consolidar o produto e reposicioná-lo, se for necessário, uma vez que o produto tem um crescimento lento de vendas e a Produção trabalhando de forma quase artesanal, já que produz sob encomenda (por pedido), consumindo o mínimo possível de recursos.
Existem outras categorias de ciclo de vida, as quais são baseadas no estilo – (que tende a ser duradouro, podendo