produção
Filosofia de gerenciamento
O conceito de que a qualidade é importante surge em 1970, com o renascimento da indústria japonesa que, seguindo os preceitos do consultor americano W. E. Deming faz da qualidade uma arma para a vantagem competitiva.
Esse aspecto se torna tão importante que já em 1980 os fabricantes de veículos japoneses, se tornam extremamente competitivos no mercado, criando dificuldades de vendas para os veículos dos demais fabricantes mundiais.
Um excelente projeto e um alto e consistente nível de qualidade, aliados a preços competitivos e a condições de bons serviços pós-vendas fizeram com os japoneses conquistassem fatias expressivas de diferentes mercados de produtos.
Definições de qualidade
Existem diferentes definições de qualidade. Consideramos como mais relevantes as cinco definições a seguir:
Transcendental: nessa definição, entende-se qualidade como sendo constituída de padrões elevadíssimos, universalmente reconhecidos;
Focada no produto: nessa definição, a qualidade é constituída de variáveis e atributos que podem ser medidos e controlados;
Focada no usuário: segundo Juran, “a qualidade é a adequação ao uso.
Focada na fabricação: essa definição está baseada no conceito de que “qualidade é a adequação ás normas e ás especificações.
Focada no valor: Feigenbaum enunciou esse conceito argumentando que, para o consumidor, a qualidade é uma questão de o produto ser adequado ao uso e ao preço.
Elementos da qualidade de um produto
A qualidade do produto é determinada e percebida pelo cliente. Porém, como as próprias definições demonstram, a qualidade pode ter diferentes focos. A qualidade de um produto deve contemplar os oito elementos a seguir:
Característica operacionais principais.
Característica operacionais adicionais.
Confiabilidade.
Conformidade.
Durabilidade.
Assistência técnica.
Estética
Qualidade percebida
Custos da qualidade
Durante muito tempo, associou-se melhoria da qualidade a aumento dos custos dos