concreto
Aglomerantes são materiais em forma de pó (pulverulento) que ao se misturar com água forma uma pasta, capaz de endurecer pelo contato com o ar ou por reações químicas.
Argamassa é uma mistura homogênea de agregados miúdos, aglomerantes inorgânicos e água, contendo ou não aditivos ou adições com propriedades de aderência e endurecimento.
Concreto é o resultado da mistura de cimento, água, brita, areia e aditivos e ao ser hidratado pela água forma uma pasta resistente e aderente aos fragmentos de agregados.
OBJETIVOS
Devido a grande porcentagem de agregados, aglomerantes e água utilizada na produção de concreto e argamassas e por ser o principal material de qualquer construção, é muito importante utilizar os materiais com especificações corretas.
É de grande importância realizar os ensaios para descobrirmos a massa especifica real, a massa específica aparente, a resistência e a consistência do concreto e da argamassa para que assim o material entregue ao consumidor tenha as características necessárias para o tipo de utilização em questão.
A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é o órgão responsável pelas formas e execução desses ensaios. Com isso, todo concreto dosado em centrais, já sai com esses ensaios realizados e assim garantem mais qualidade.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Aglomerante é o material ativo, ligante, em geral pulverulento, cuja principal função é formar uma pasta que promove a união entre os grãos do agregado. São utilizados na obtenção das argamassas e concretos, na forma da própria pasta. As pastas são, portanto, misturas de aglomerante com água. São pouco usadas devido aos efeitos secundários causados pela retração. Podem ser utilizadas nos rejuntamentos de azulejos e ladrilhos. Argamassa é um material com propriedade de aderência e endurecimento, obtida a partir da mistura homogênea de um ou mais aglomerantes, de agregado miúdo (areia) e água, podendo