segurança nas instalações elétricas
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
BOA VISTA – RR
JUNHO / 2010
1. Introdução
Os riscos à segurança e saúde dos trabalhadores no setor de energia elétrica são elevados, podendo levar a lesões de grande gravidade e são específicos a cada tipo de atividade. Contudo, o maior risco à segurança e saúde dos trabalhadores é o de origem elétrica.
A eletricidade constitui-se um agente de alto potencial de risco ao homem. Mesmo em baixas tensões ela representa perigo à integridade física e saúde do trabalhador. Sua ação mais nociva é a ocorrência do choque elétrico com conseqüências diretas e indiretas (quedas, batidas, queimaduras indiretas e outras). Também apresenta risco devido à possibilidade de ocorrências de curtos-circuitos ou mau funcionamento do sistema elétrico originando grandes incêndios e explosões.
As quedas constituem uma das principais causas de acidentes no setor elétrico, ocorrem em conseqüência de choques elétricos, de utilização inadequada de equipamentos de elevação (escadas, cestas, plataformas), falta ou uso inadequado de EPI, falta de treinamento dos trabalhadores, falta de delimitação e de sinalização do canteiro do serviço e ataque de insetos.
Este trabalho tem o objetivo de analisar as instalações elétricas na construção civil tanto na edificação como nas instalações temporárias nos canteiros de obras, quanto ao uso dos EPI’s para que se tenha uma análise mais abrangente dos riscos existentes.
2. Noções Gerais sobre a Eletricidade
A eletricidade é uma fonte de perigo, podendo causar a morte de pessoas se não forem tomados cuidados especiais, sendo ela perigosa mesmo quando utilizada em “baixas tensões”. Portanto, para prevenir acidentes, toda instalação elétrica deve ser executada de forma segura por um profissional qualificado e supervisionada por um