Produção
Um projétil é qualquer objeto sólido que se move no espaço, após ser abandonado recebendo um determinado impulso.
O lançamento oblíquo estuda o movimento de corpos, lançados com trajetória parabólica. Ao projetar o corpo simultaneamente no eixo x e y teremos dois movimentos: é um caso de movimento bidimensional e que, portanto é composto de dois movimentos unidimensionais simultâneos, um vertical e um horizontal:
- Em relação a vertical, executa um movimento de aceleração constante e de módulo igual a g. Trata-se de um M.U.V. (lançamento vertical)
- Em relação a horizontal, executa um M. U.
2.OBJETIVO
Através da determinação experimental da trajetória do lançamento de um projétil em movimento oblíquo, utilizamos a representação da pratica do mesmo aplicando as teorias sobre tal movimento,para obter a velocidade de lançamento do projétil em relação ao ângulo .
3.MATERIAL
• Papel Carbono
• Bola de Metal
• Papel Oficio
• Maquina de Lançamento de Projétil
• Trena
4.PROCEDIMENTOS E RESULTADOS
4.1Procedimentos
A maquina de lançamento de projétil foi ajustada a três ângulos diferente ,sendo estes 25°,45° e 75° , e cada um obteve três lançamentos . Ao serem ajustados a bola de metal era colocada na máquina sendo lançada a ao papel carbono onde foi colocado abaixo de tal uma folha de papel oficio , para que quando fosse lançada ficasse sua marca em tal para que fosse possível medir a distancia do local que era lançado ate o local em que a bola caia.Após tal procedimento usava-se a trena para medir esta distância , fazendo este processo três vezes em cada ângulo pegava-se os resultados fazendo uma media entre as três distancia descobrindo assim o alcance de cada ângulo.
4.2RESULTADOS
MEDIA ARITIMETICA
Grupo 25° 45° 75°
1
2
3 107,13 110,33 33,4
VELOCIDADE INICIAL(Vo m/s)
Grupo 25° 45° 75º
1
2
3 51,34m/s 10,53m/s 8,090m/s
CONCLUSÃO:
Chegamos a conclusão que Vo tem relação constante com