Produção
A gestão estratégica de custos nos conduz a uma análise dos custos sob um contexto mais amplo, em que os elementos estratégicos tornam-se ainda mais conscientes, explícitos e formais. Nestas situações, os dados de custos são usados para desenvolver estratégias superiores a fim de se obter uma vantagem competitiva sustentável.
A gestão estratégica de custos nos orienta para que tenhamos um estudo e uma análise mais criteriosa e sugere três temas subjacentes:
Análise da Cadeia de Valor
A cadeia de valor de qualquer empresa em qualquer setor pode ser considerada pelo conjunto de atividades criadoras de valor desde as fontes de matérias-primas básicas, passando por fornecedores de componentes e até o produto final entregue nas mãos do consumidor. Vale considerarmos que existe diferença entre cadeia de valor e valor agregado. Geralmente o valor agregado começa muito tarde e termina muito cedo, ganhando um enfoque mais interno, visando acrescentar valor a um produto ou serviço. No caso da cadeia de valor o enfoque é externo à empresa considerando cada empresa em sua cadeia global de atividades geradoras de valores, desde as matérias-primas básicas até o cliente final.
Análise de Posicionamento Estratégico
Na gestão estratégica de custos, o papel da análise de custos difere das mais variadas formas dependendo de como a empresa escolha competir. Esta escolha que define qual será o posicionamento estratégico a seguir pela empresa. Muitas empresas podem optar por uma liderança de custos, ou seja, buscando oferecer menores custos ou então oferecendo produtos e serviços que sejam superiores qualitativamente e se permitindo usar custos um pouco mais elevados.
Análise de Direcionadores de Custos
No gerenciamento estratégico de custos sabemos que o custo é direcionado e tem sua causa nos mais diversos fatores e se relacionando de formas complexas. Compreender o comportamento dos custos não envolve apenas uma apuração de um mapa de custos