Produção
Belo Horizonte
Agosto – 2011
INTRODUÇÃO:
Os estoques são de grande importância para a empresa, são as variedades de materiais que ela possui e utiliza. É necessário manter o mínimo possível, sendo capaz de manter a demanda interna e identificar os itens que possui menos saída.
Encontrar o equilíbrio entre estoque e consumo é essencial. O estoque se destaca como sendo um item alvo para redução de custos, devido principalmente pelo seu valor imobilizado. Enquanto houver estoque continuará existindo a necessidade de mensurar o seu custo e avaliar o seu trade-off com a disponibilidade do produto.
Em outros casos a sua falta ou indisponibilidade pode causar um grande impacto na empresa, como por exemplo, o lucro que é deixado de ganhar, por não atender a demanda existente, e representa custos operacionais e de oportunidade do capital empatado.
Manter os investimentos em estoque no nível mais econômico possível, considerando as capacidades de armazenamento e as possibilidades financeiras. Controlar um estoque de alto giro é tão importante quanto ter produtos a serem vendidos.
Um sistema de monitoramento de desempenho adequado auxilia na obtenção de lucro e organização da empresa. A boa administração dos estoques é de vital importância para a saúde financeira das organizações, uma vez que grande parte do capital está nos materiais envolvidos na produção, sendo comum representarem 50% de todo o seu capital. Assim reduções no montante estocado se traduz na liberação de grande volume do capital necessário ao andamento do negócio como um todo.
Como efetuar um correto controle de estoque?
10 características básicas - Coordenação entre todos os setores da empresa por onde passam o produto ou material prima - Setor de compras com rotinas e procedimentos claros e definidos - Redução na aquisição de suprimentos - Sistema interno onde sempre haverá conferencia - Estocagem em locais corretos - Sistema de inventario rotativo, onde