Produção Textual Unidade 2
0,25 em 0,25 pontos
Leia um trecho do romance “A Cidade e as Serras” de Eça de Queiroz e responda:
Jacinto e eu, José Fernandes, ambos nos encontramos e acamaradamos em Paris, nas escolas do Bairro Latino, para onde me mandara meu bom tio Afonso Fernandes Lorena de Noronha e Sande, quando aqueles malvados me riscaram da Universidade por eu ter esborrachado, numa tarde de procissão, na Sofia, a cara sórdida do Doutor Pais Pita.Ora, nesse tempo Jacinto concebera uma ideia... Este Príncipe concebera a ideia de que "o homem só é superiormente feliz quando é superiormente civilizado." (...)Por uma conclusão bem natural, a ideia de civilização, para Jacinto, não se separava da imagem da cidade, de uma enorme cidade, com todos os seus vastos órgãos funcionando poderosamente. Nem este meu supercivilizado amigo compreendia que longe de armazéns servidos por três mil caixeiros; e de mercados onde se despejavam os vergéis e lezírias de trinta províncias (...)"
Resposta Selecionada:
a.
Observamos no trecho do romance que o narrador é uma personagem presente na história, porém o protagonista era o Jacinto.
Resposta Correta:
a.
Observamos no trecho do romance que o narrador é uma personagem presente na história, porém o protagonista era o Jacinto.
Feedback da resposta:
Observamos no trecho do romance que o narrador, José Fernandes, é um personagem presente na história, porém o protagonista era Jacinto. O narrador não é neutro e faz diversos comentários sobre situações que ocorreram na vida das personagens.
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
Considerando a história clássica Chapeuzinho Vermelho e o lobo mau (veja a figura abaixo), responda:
http://www.reflexaodevida.com.br/
Resposta Selecionada:
d.
Na narrativa temos uma protagonista que é a personagem da Chapeuzinho Vermelho e o antagonista (Lobo Mau). Esse último cria tensão na narrativa. A vovó e o lenhador são figuras secundárias no texto e complementam a narrativa.
Resposta Correta:
d.