Produção puxada
O presente trabalho trata do tema “PULL SISTEM” - Sistema de Produção Puxada, no qual a produção é puxada de acordo com as necessidades do cliente, produzindo somente a quantidade necessária para abastecer o processo seguinte. Foi desenvolvido inicialmente pela indústria automobilística Toyota e atualmente é aplicado em vários tipos de indústria.
A necessidade de adequação das empresas ao novo mercado tem promovido grandes mudanças na gestão empresarial. A globalização exige das empresas um maior comprometimento com a qualidade de seus produtos e a necessidade de economia na produção dos mesmos.
Desde a revolução industrial uma série de desafios surgiu, assim como a necessidade de produção em larga escala. Surge, portanto, a necessidade de administrar os materiais utilizados para confecção dos produtos para que não parasse a produção. Após a guerra, houve mudança de perfil no mercado de consumo. A demanda era baixa e exigia maior variedade de produtos. Mais uma vez, as empresas são obrigadas a reestruturarem sua administração e seu controle de produção. Com uma demanda mais restrita e qualitativa acompanhada pela forte atuação da concorrência, a redução de custos é de grande impacto para a sobrevivência das empresas. Produzir com qualidade e a um menor custo é o grande desafio, até hoje, para as empresas produtoras de bens de consumo e de serviços. Tudo deve ser feito sem que haja queda na qualidade. Exige-se um planejamento com mais qualidade e, para atingir esse objetivo, surge uma comunicação mais próxima entre os clientes e fornecedores com as áreas de produção das empresas. As mudanças são exigidas pelo próprio mercado. É ele quem dita as novas buscas e qual a demanda do momento.
O sistema de produção, para ser eficiente, dependerá da harmonia entre as partes envolvidas: fornecedor, cliente, linha de produção, marketing, administração, finanças, etc. Reforçando a idéia de parceria entre as partes