Sistema de Produção Puxada
1. O que caracteriza o Sistema de Produção Puxada?
A busca pelo material necessário, na quantidade necessária, no momento necessário e no local necessário, caracterizado por algumas técnicas, é uma delas é a técnica do Just in Time (JIT).
2. Como surgiu o Sistema Just In Time (JIT)?
O Just In Time surgiu no Japão, nos meados da década de 70, sendo sua ideia básica e seu desenvolvimento creditados à Toyota Motor Company, a qual buscava um sistema de administração que pudesse controlar a produção com a demanda específica de diferentes modelos e cores de veículos com o mínimo atraso.
3. Quais seus principais objetivos?
A melhoria contínua do processo produtivo global, atendendo à demanda instantaneamente, com qualidade perfeita e eliminando os desperdícios.
4. Qual o principal problema enfrentado pela Toyota na ocasião? Na sua opinião, nos dias atuais o problema está superado ou ainda existe?
Seu estoque de matéria-prima. Nos dias atuais, o problema ainda existe, a matéria-prima pode ser mantida pela imprevisibilidade da qualidade dos fornecedores e de atender a demanda pedida, e também por razões internas, quebra de alguma máquina ou equipamento, perda relacionada à qualidade do produto e outros.
5. Comente a afirmativa: "O Sistema JIT é mais do que um conjunto de técnicas, é uma filosofia de trabalho”.
O JIT é mais do que um conjunto de técnicas, é uma filosofia de trabalho, pois inclui aspectos de administração de materiais, gestão da qualidade, arranjo físico, projeto do produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos.
6. Comente e explique como a redução dos estoques pode ajudar a encontrar problemas no processo produtivo. Quais os tipos de problemas geralmente escondidos pelos